Blog

Dia da Sobrecarga da Terra

 

Sobrecarga_1280x800

Hoje, no primeiro dia de agosto, foi constatado que todos os recursos naturais ecológicos renováveis previstos para 2018 já foram consumidos. Ou seja, estamos em dívida com a Terra, segundo a pesquisa do Global Footprint Network.

O ser humano é a única espécie que não convive em equilíbrio com o ecossistema e que impacta negativamente com a sua presença no planeta. Somos seres insustentáveis. Racionais e insustentáveis.

Fazemos uso dos recursos naturais sem controle com múltiplas motivações de consumo que vão muito além da pacífica sobrevivência de uma espécie. Queremos mais e mais e para isso destruímos mais e mais. Até quando? Sei que esse provérbio já foi saturado mas acho que resume perfeitamente o que precisamos internalizar:

“Apenas quando o homem matar o último peixe, poluir o último rio e derrubar a última árvore irá compreender que não poderá comer o dinheiro que ganhou”.

IMG_6651

E o que podemos fazer quanto a isso? A nossa parte. Reduzir, recusar, reciclar, evitar, economizar. Faça tudo que puder, mesmo que seja pouco. Mesmo que seja só fechar a torneira ao escovar os dentes. Mesmo que seja evitar canudos plásticos. O estado de consciência, o pensar sobre os atos, já é por si só um grande divisor de águas. Quando percebemos o impacto do nosso ser e estar no planeta, gradativamente melhoramos as nossas condutas, pois sim, acredito que somos seres em evolução. E a consciência nos abre os olhos da existência. Nos faz melhores.

Vamos pensar no planeta como a nossa casa e cuidar dele como parte de nós mesmos. Afinal, é isso que ele é.

 

Mônica Meira

Leia mais sobre o Dia da Sobrecarga: https://www.greenme.com.br/informar-se/ambiente/6927-dia-da-sobrecarga-da-terra-2018

Fonte: https://museudoamanha.org.br/pt-br/sobrecarga-da-terra-entenda

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s