Blog · Receitas

Salada Linda Todo Dia

Quem prepara suas próprias refeições diariamente sabe que o grande vilão do ânimo para fazer coisas mais elaboradas ou cautelosamente saudáveis se chama: cansaço. Ou a famosa preguiça.

Muitas vezes pela exaustão do dia, a pessoa acaba abrindo um macarrão instantâneo ou descongelando uma lasanha e acha que assim está conseguindo poupar tempo para comer mais rápido. Digo isso pois já fui (e na TPM ainda sou) essa pessoa. E essa pessoa uma hora adoece, como eu adoeci.

Quando se trata de alimentação saudável então, o problema parece complicar um pouco mais. O argumento do “trabalhão que dá” lavar folhas, fatiar verduras, etc, impede muita gente de ter uma refeição equilibrada e como deveria ser: sempre acompanhada de folhas e legumes, essenciais para a saúde do corpo e da mente.

Fora que deixar as folhas na geladeira para ir lavando aos poucos em regra faz com quem você perca a maioria delas em curto espaço de tempo. Elas murcham e ressecam rapidamente.

Tenho um método simples para lidar com esse setor na minha rotina. E ele consiste em um “trabalhão” que dura 1 hora e que me garante uma semana inteira de uma salada incrível, prontinha e fresquinha para mim em todas as refeições. Daí o trabalho seguinte consiste em abrir o pote de salada e colocar no prato. Assim fica fácil, né?

O “trabalhão” pode ser realizado em um domingo ou outro dia em que tenha um tempo livre. A quantidade produzida nesse dia rende no mínimo 7 refeições (dependendo do quanto você costuma comer). O custo da produção para uma semana inteira de salada é menor do que vinte reais (custo médio de apenas uma salada em um restaurante).

Eis o passo a passo:

1 – Ir à feira, supermercado ou outro local onde você entre uma variedade de folhas frescas e de preferência orgânicas! A combinação das folhas fica ao seu critério mas vou deixar abaixo algumas sugestões de combinações de folhas:

a) Alface Americana + Alface Roxa + Rúcula

b) Alface Crespa + Alface Lisa + Alface Roxa + Rúcula

c) Alface Americana + Alface Crespa + Rúcula + Manjericão

d) Alface Americana + Agrião + Chicória + Hortelã

e) Alface Americana + Alface Crespa + Alface Roxa + Rúcula + Manjericão + Chicória + Radicchio

2 – Colocar todas as folhas adquiridas num recipiente grande coberto com água e duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio para limpeza das mesmas. Deixo por volta de vinte minutos.

3 – Secar as folhas dando uma leve sacudida nas mesmas ao vento na pia. Deixar as folhas bem secas é o grande segredo da duração da salada na geladeira.

4 – Com a própria mão ir cortando as folhas variadas em tamanhos razoáveis (não muito pequenas nem muito grandes – e nunca com faca) e as colocando em um recipiente que possua tampa.

5 – Inserir as folhas misturadas dentro do recipiente com tampa e adicionar um paninho limpo dobrado ou guardanapos de papel dobrados para absorver a umidade.

Voilà! Salada pronta para comer e não ter mais desculpa!

Observem que não adicionei outros elementos (como tomates, azeitonas, cebola) nem molhos no recipiente com as folhas. Estes você adicionará caso queira no ato da refeição pois eles armazenados com as folhas fazem com que as mesmas estraguem em menos de 24 horas. Mas cortar um tomate ou abrir um pote de azeitonas não atrasa a vida de ninguém, não é verdade?

Espero ter ajudado!

Abraços da cozinha,

Mônica

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s