Blog · Inspiração · Mural · Share Love

Uma Imagem Para Refletir…

Esta fotografia do norte-americano Justin Hofman chamou a atenção do mundo. O fotógrafo, que foi premiado pelo Museu de História Natural de Londres como “fotógrafo de natureza selvagem”, narrou para o Washington Post como a foto em questão obtida na costa da Indonésia, após uma série de dejetos serem varridos em direção ao cavalo-marinho, foi feita:

“O cavalo-marinho primeiro se segurou em uma alga. Eventualmente mais e mais lixos apareceram, [então] ele agarrou um cotonete. (…) Essa foto serve como alegoria para o atual e futuro estado dos nossos oceanos. Que tipo de futuro estamos criando? Como suas ações podem moldar o planeta?”

sem_titulo

O autor da imagem, e muitas outras pessoas pelo mundo, trouxeram à tona o imprescindível questionamento e debate sobre o impacto destrutivo do lixo produzido por nós humanos em quantidades impraticáveis para o ecossistema como um todo, e especialmente para o ecossistema marinho.

Já trouxe duas matérias aqui no site sobre esta temática e você pode ler clicando aqui e aqui. Mas hoje gostaria de simplesmente trazer essa imagem e a força que ela produz. Não existe “jogar fora”. O nosso planeta é sempre o destino de tudo que produzimos e descartamos. Também gostaria de falar um pouco sobre os cotonetes…

tumblr_m6q9cad1as1rnq0x7o1_500

Especificamente sobre o uso de cotonetes, bani-los radicalmente seria o ideal, no entanto, podemos fazer uso dos mesmos com parcimônia e quando possível substituí-los pelo uso da toalha de banho ou outros elementos. O algodão do cotonete é biodegradável, mas o problema reside no plástico da haste, que assim como os canudos plásticos, seguem em sua maioria direto para os oceanos sem o devido reaproveitamento e reciclagem dos mesmos.

Mas temos boas notícias à caminho, a Affagio Eco já possui uma alternativa ecológica para o uso de cotonetes: cotonetes de algodão com papel biodegradável! O Hastes Flexíveis Affagio Eco pode ser adquirido em farmácias e supermercados ou clicando aqui (e também em outras lojas online)!

hastes-fleviveis-affagio-eco-75un_zoom

“É eficiente, tem ponta em espiral e o seu bastão é feito de papel reciclável e biodegradável. É garantia de cuidados para você e para o planeta.”

A Johnson & Johnson também começou a lançar pelo mundo cotonetes ecológicos, feitos com papel biodegradável. “O tempo que vai demorar para os cotonetes de papel estarem disponíveis em países e regiões específicas vai variar, mas nós queremos completar a transição até o final deste ano.” Explicou Carol Goodrich, da Johnson & Johnson, à Super Interessante. Tomara que cheguem logo ao Brasil!

Que essa imagem do cavalo-marinho agarrado a um cotonete permaneça em nossa consciência e memória para que possamos analisar com mais equilíbrio as nossas decisões quando o assunto é consumo e produção de lixo.

O planeta Terra é nossa casa e responsabilidade, por isso também deve ser objeto do nosso amor e cuidado.

o-SEAHORSE-570

 

Fontes:

Revista Galileu

Revista Super Interessante

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s