Blog · Share Love

4 Sugestões Para Poluir Menos

20986298_10209119775621654_887820865_n

Há algum tempo tenho tido vontade de voltar a escrever aqui no site sobre sustentabilidade. Existe um post anterior sobre Moda Sustentável, mas queria desta vez abordar um pouco mais sobre formas alternativas, simples e muito viáveis de adaptação de hábitos prejudiciais ao meio ambiente.

Nosso impacto humano é inquestionável, mas podemos com pequenas atitudes aliviar um pouco a agressividade da nossa existência diante da tão simples e harmônica forma de conduzir-se dos outros seres. Lá vai!

1 – Adote Um Copo

Há mais ou menos um ano adquiri um copo da Menos 1 Lixo, que se propõe a reduzir drasticamente o consumo de copos plásticos na vida cotidiana. Andar com ele na bolsa é super viável e ele tem longa duração. Serve para bebidas quentes e frias, e diferentemente da maioria dos copos plásticos retráteis, ele não contém BPA, metais pesados ou ftalatos, além de ser reciclável. Dá para usar de formas diversas, eu particularmente já bebi chope, sucos, e até comi salada de frutas. Saiba mais sobre a Menos 1 Lixo.

Banner-site-Menos1Lixo_700X383px

2 – Evite Canudos Plásticos

Fiquei muito chocada ao ler que despejamos mais de 8 milhões de toneladas de plástico nos oceanos anualmente, sendo que apenas nos Estados Unidos, por dia são descartados 500 milhões de canudinhos! Isso é um dado alarmante. Fora que apenas 15% dos canudos descartados tem como destino a reciclagem, indo a maioria para os oceanos.  Cientistas acreditam que os oceanos terão mais plástico do que peixes em 2050!

Recentemente pesquisei formas viáveis de substituição do canudo plástico e descobri que os canudos de vidro e de aço inoxidável são uma opção muito mais ecológica. Adquiri-los é muito fácil e barato. Comprei no ebay um pacote com 4 canudos de vidro mais escova de limpeza e também 4 canudos de aço inoxidável por menos de 10 reais cada pacote. Vale a pena tentar.

Kasey-and-straws

3 – Invista Nas Ecobags

No meu dia a dia concluí que a maior parte do meu consumo de plástico se dá em sacolas plásticas, canudos e embalagens. A substituição das sacolas plásticas é algo muito simples. Tendo em casa algumas ecobags ou sacolas de tecido, e deixando umas duas sempre dentro do carro, você consegue adquirir mercadorias sem fazer uso das sacolas plásticas oferecidas pelos supermercados. E as que adquirir, poderá usar para recolher o lixo do banheiro, por exemplo. Existem modelos super bonitinhos de tecido que além disso podem ser incorporados na vida comum.

É importante lembrar que o plástico é um dos materiais mais agressivos ao meio ambiente. Sua decomposição natural leva no mínimo mais de um século! Isso é chocante. Especialmente se pararmos para pensar que nem todo lixo é devidamente separado em coletas seletivas, acabando uma grande parte do material plástico se decompondo sem o devido processo de reciclagem.

9269e869000c38b450d276cb4f1bae5e

4 – Adote Um Hashi

Não sei vocês, mas eu sou apaixonada por comida japonesa, e como praticamente duas vezes por semana. Fora de casa é impossível comer sushi sem fazer uso dos hashis descartáveis ofertados pelos restaurantes. No entanto, os hashis aparentemente tão inofensivos também são fruto de grande impacto: estima-se que são jogados fora só pela China e pelo Japão 202 milhões de pares de hashi todos os dias! Só a China produz anualmente 80 bilhões de pares de hashi de madeira, que são descartáveis.

A ONU apontou o desparecimento anual de 28 mil quilômetros quadrados de florestas asiáticas por conta do desmatamento. E nossos hashis vem de lá! Uma árvore com 20 anos de existência produz apenas 4 mil hashis. Façam o cálculo…

Adquiri no bairro Liberdade, em São Paulo, um estojo para levar na bolsa com um par de hashis de duração indeterminada. Chegando em casa é só lavar e guardar na bolsa outra vez.

Mas se você não for de comida japonesa, observe o seu próprio consumo e a partir daí tente fazer as adequações possíveis. Se forem talheres plásticos, invista em talheres de aço num estojinho e leve na bolsa.

image_prod.png

 

Existirão dias que a gente esquecerá de levar os nossos substitutos na bolsa e acabaremos fazendo uso dos materiais comuns. Faz parte, no entanto, tentar é sempre um grande passo. São muitas as coisas a serem feitas e isso pode até parecer pouco diante de tanto que ainda precisamos fazer para reduzir impacto e sermos mais ecológicos.

Não sou expert no assunto e tenho muitíssimo a aprender sobre sustentabilidade, mas acho que juntos podemos trocar informações. Quis compartilhar estas dicas pois passei a adotá-las na minha vida pois alguém um dia as compartilhou comigo.

Até mais!

Mônica

 

 

Fontes:

https://super.abril.com.br/blog/planeta/contra-desmatamento-china-quer-trocar-hashis-de-madeira-por-talheres-de-metal/

http://www.hypeness.com.br/2017/08/pare-de-chupar-campanha-mostra-como-uma-simples-mudanca-pode-fazer-tanto-pelas-vidas-futuras/

http://www.menos1lixo.com.br/

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s